#minha estante – Mari Leal

Um dia desses no twitter do Skoob (uma rede social voltada para livros/ leitores/ literatura) tava rolando a tag #minhaestantereal, e as pessoas estavam enviando as fotos de suas estantes físicas (porque a do Skoob tá lá pra todo mundo ver). Fiquei vidrada nas fotos e juro que tava na página mesmo das hashtags do twitter (e eu nunca faço isso) olhando cada estante e admirando (nem todas, confesso). Até a minha enviei (sou nerd?!).

Estantes e livros me interessam muito, e não, não é porque fui livreira por 2 anos. Interessa simplesmente porque gosto de ler e me angustia saber que vou morrer sem ler todos os livros que quero ou todos que me indicam, ler todas as coisas boas, enfim.  O lugar que mais me chama atenção numa casa é qualquer espaço que tenha livros amontoados. Fico em frente às estantes, prateleiras, olhando e abrindo os livrinhos, lendo frases e se eu não me controlar sempre saio da casa de alguém com um deles debaixo do braço (não roubando né?! pego emprestado. no caso de pessoas muito íntimas posso sair com 3 né @manudonato?! e ainda reclamar porque o livro tá com defeito de impressão). Tenho a terrível mania de achar que tô sem nada pra ler em casa e saio recolhendo livros na estantes alheias, pois acho que não vou ter oportunidade de ler aquele livro novamente se não pegá-lo agora. Hum…

Como sou muito curiosa resolvi fazer uma série de post com as estantes de amigos, blogueiros e afins. Mas como não chamei ninguém e queria fazer logo isso aqui vou começar por mim mesmo. Afinal, as fotos já tenho (meio feias por sinal), entãovamos lá…

#minha estante – Mariana Leal

bonecos e livros

bonecos e livros.

1ª parte da estante (vertical) - livros e dicionário de línguas

2ª parte da estante - livros de fotografia

3ª parte - livros diversos

4ª e 5ª parte - pastas, cadernos, apostilas e revistas de fotografia

“A minha estante física não é minha estante, é a estante do meu irmão que agora mora em Brasília e deixou um bom espaço em branco. Me apossei das prateleiras do seu closet (ele é chique bein!) e coloquei livros, dvds, cds, bonecos e tudo que eu tenho direito. Na verdade (quase) tudo isso estava em minhas prateleiras no meu quarto (junto com mais bregueços) mas o sol batia forte lá e minha mãe sugeriu que eu fizesse a mudança. Eu gostei e meus livros e etc agradeceram.

Tenho muitos livros de fotografia, mas mais de filosofia, teoria, do que os de técnica e os de fotógrafos mesmo. Compro muito porque sei que vou precisar. Não li todos e os que li preciso reler, conhecimento nunca demais, e quem disse que lembro de tudo que já li? Tsc Tsc minha memória anda fraca, tadinha.

Compro mais livros pra estudo mesmo, porque os outros posso pegar emprestado de pessoas, bibliotecas, ler e sentir a emoção do momento. Enquanto os de estudo que compro rabisco, risco, grifo, escrevo, além de  precisar consultá-los com bastante frequência. Mas quando eu for rica vou comprar qualquer livro que eu queira e não somente os que eu precise.

Não lembro do primeiro livro que comprei, mas lembro quando descobri a leitura. Tinha 6 anos e coleguinhas da sala estavam com dificuldade pra ler, foi quando fui ajudar e só então percebi que já lia.  A primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi pegar um gibizinho da Xuxa e ler, de fato. Fiquei toda orgulhosa quando minha mãe perguntou o que eu tava fazendo e eu disse: estou lendo!

Outdoors, gibizinhos, livrinhos e livrões. A capacidade da leitura foi aumentado e meu amor por livros também. Ás vezes passava o recreio na biblioteca (sim, eu tinha amigos além dos livros), e quando não tinha natação sempre ia pra lá ao final das aulas, ler ou arrumar as estantes (meu TOC já começava a despertar e meu companheiro de arrumações era @marciomoneta). Li em algum lugar que alguma pessoa anotava os livro que ela lia, e foi a partir dai (em 1993, quando tinha 8 anos) que desenvolvi o hábito de anotar todos os livros que leio. Comecei a anotar os filmes um pouco depois, em 1997.

Indico pra todo mundo ” As travessuras da menina má” de Mario Vargas Llosa, “A trégua” Mario Benedetti (um dos livros mais lindos que ja li) e já comecei a indicar um dos últimos que li e que escrevi sobre ele aqui “As mulheres do meu pai” José Eduardo Agualusa. Além do clássico “Admirável Mundo Novo” Aldous Huxley e “Não verás país nenhum” Ignácio Loyola de Brandão (a edição comemorativa é a coisa mais linda. quem quiser me presentear com ela eu aceito).

Gosto de vários estilos de livro, mas acho que você precisa estar no humor pra lê-los. Quando sinto que aquele não é o momento de ler o livro X abandono, com dó e piedade, mas abandono.

Quase não sei trecho decorado de livro (com exceção do Toda Mafalda, hihihihi) mas esse aqui acho lindo e forte e nem é de nehum livro super conhecido ou clássico:

“Como levou um tiro à queima-roupa ao mesmo tempo em que recebia um beijo, Rosario confundiu a dor do amor com a da morte.”  Rosario Tijeras – Jorge Franco

É o único que sei. Até anoto alguns trechos de vez em quando, mas perdi os que fiz de “Admirável Mundo Novo” e de “Memórias do Cárcere” Graciliano Ramos (por sinal, vou começar a fazer campanha porque um amigo que sumiu do mapa pegou o primeiro volume desse livro – capa de couro, coleção antiga – emprestado há 7 anos e não devolveu. Cheguei a encontrá-lo há uns 4 anos e ele lembrava do livro e disse que precisava me devolver, e depois ele sumiu do mapa. Ninguém sabe, ninguém viu. Mas não desisto, preciso desse livro). Vou tentar retomar esse hábito. Faz refletir e emocionar”.

ps: tô lendo agora Harry Potter e as Relíquias da Morte, na verdade tô relendo porque quero ver o filme com tudo fresquinho na cabeça. Costumo ler 3 livros ao mesmo tempo, mas tô me dedicando inteiramente à Harry. Quando acabar volto pra Farenheit 451 – Ray Bradbury e Shopaholic & Baby – Sophie Kinsella.

ps 2: não me julguem como fotógrafa por essas fotos, não tinha lente que pegasse o ângulo da estante fechadinho sem cortar os livros e eu não queria mostrar a bagunça do closet, além de que tô sem programa de edição nesse computer. =/

 

 

Anúncios

Tags: , , , ,

22 Respostas to “#minha estante – Mari Leal”

  1. natália. Says:

    quero roubar toda a turma da mafalda :B

  2. Mari Leal Says:

    =DDD huahuhuaahuuha, deixarei você longe da tchurma. mas se for a BA, comprará os que me faltam (os pequenos) =DDD

  3. Rogério Tomaz Jr. Says:

    legal! tenho foto da minha estante alguns anos atrás em alguma biroska virtual (acho que no orkut, sei lá…rs), mas vou atualizar e fazer um post… e vou atualizar o Skoob também…

  4. Rogério Tomaz Jr. Says:

    claro que pode! só preciso achar a foto… rs (vou ter tempo no fds e tenho que organizar os arquivos)

  5. Unsere Welten Says:

    Gostei :)

  6. Mariane Bom Says:

    1984 *–*

  7. Shirley Says:

    Oi Mari, gostei do post. Segue aqui a fotinha da minha estante. Tenho outras com mais livros mas esta é a principal: http://twitpic.com/35f182
    :-)

    Se quiser tb conhecer meu blog será um prazer: http://devoltapracasa.wordpress.com

    • Mari Leal Says:

      eita que legal!!! gostei da estante, gosto quando os livros ficam bem acomodados e eles estão encapados \o/ que capricho!

      Vou olhar sim teu blog, tô no trabalho agora, mas quando estiver em casa com calma será um prazer. porque não fazes um post também sobre a estante? seria legal hein?

      beijos, prazer!

  8. George Says:

    porra! 1984 muito foda!
    o meu livro preferido!

    bom gosto! :P

    \o/

  9. retroficiente Says:

    já esse não encheu tanto meus olhos e imaginação, mas não chega a ser imbom =D
    aeuheauheauhauheae

    :P

  10. retroficiente Says:

    a propósito… Woody ali, ó! \o/

    sempre preferi ele ao Buzz… huehuhae

  11. retroficiente Says:

    acabei de largar do trampo aqui…

    se interessar possa, add no msn ae: retroficiente@hotmail.com

    haueuhaehuae

    massa trocar ideia contigo!

    abraxxx!

  12. Alexandre Maia Says:

    Meu Deus, me deu uma vergonha de como parte dos meus livros ficam escondidos num pequeno armário que é minha “cabeceira”. Nem vale uma foto!

  13. Alexandre Maia Says:

    PS: obrigado pelas recomendações!
    E desculpe-me aparecer assim tão atrasado neste post… #¨#

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: