Almoço e sobremesa de feriado

Esse feriado foi bastante rico em termos gastronômicos, não do ponto de vista da comilança de várias delícias, e sim de experiências culinárias, simples mas que valem à pena.

Ontem foi a primeira vez que tratei (tirei aqueles nervinhos que ficam no meio do peito, gordurinhas e pelinhas brancas) e temperei um frango. Filé de frango na verdade. Tratar e temperar um frango já outra história né?!

Liguei pra minha mãe (ela sempre dá assessoria gastronômica ao telefone. Uma vez fiz um Camarão ao molho de coco e meu irmão fez um Lombo com receita, dicas e truques dadas ao telefone), e na base do sal, azeite, alho, orégano e Sazon temperei o danado. Resultado: o almoço do feriado, simples mas gostoso e melhor, feito por mim.

Foto de Rapha Oliveira

Pra acompanhar, descasquei e cortei umas batatas (cruas mesmo) e assei (se coloca um pouco de azeite, mas bem pouquinho, só pra dá um gostinho) na mesma panela e ao mesmo tempo em que estava fazendo o frango. Assim as batatinhas pegam um pouco do tempero do frango, principalmente do coentro, que coloco quando o frango está quase no ponto. Hoje esqueci de colocar alho :( mas mesmo assim ficou muito bom. Detalhe: o objetivo não é fazer com que as batatas fiquem crocantes, e sim que elas fiquem assadas mas molinhas. Um molho de tomate e um arroz com cenoura foram o restante do acompanhamento. Com suco de maracujá, claro.

Ao mesmo tempo em que tava fazendo o almoço, fiz um bolo. Ontem, assim que entrei no The Cookie Shop, dei de cara com um Bolo de Leite Condensado, só que por incrível que pareça não tinha leite condensado em casa, e não tirei ele da cabeça até comprar o bendito leite hoje pela manhã e começar a fazer o bolo.

Segue abaixo a receita:

Bolo de Leite Condensado

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • 1/4 de xícara de manteiga derretida e fria
  • 1 xícara de farinha de trigo (aqui em casa a gente praticamente só usa farinha com fermento)
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo numa forma de buraco no meio de 22cm. (minha forma foi um pouco maior, por isso ele ficou com esse aspecto de bolo solado que não cresceu, mas ele ficou bom) Ligue o forno para aquecer a 180°.

é pra isso que serve um pão-duro

Numa tigela grande, misture o leite condensado, os ovos e a manteiga. Peneire sobre essa mistura a farinha e o fermento e misture até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma preparada e asse até passar no teste do palito (mais ou menos 30 minutos). Desenforme frio e polvilhe açúcar de confeiteiro se quiser.

Gostei do resultado, mas pra falar a verdade esperava que ele fosse um pouco mais fofinho. A textura dele é diferente, parece uma esponjinha, quase que um pão de ló (não é bem isso não, é só pra dizer que a textura é diferente), é que aqui em casa ninguém é muito chegado ao danado do pão de ló, mas o bolo é gostosinho mesmo assim. Deve ficar bom com geléia de morango, doce de leite e outras cositas más. Irei testar com uma calda de morango que tem aqui em casa, depois falo como ficou.

Nota: 7

Anúncios

Tags: , ,

3 Respostas to “Almoço e sobremesa de feriado”

  1. gisele brasil Says:

    minha especialidade é o feijão. até eu, que não sou fã, me rendo ao meu feijãozinho carioca. rsrsrs

    mas sou boa mesmo é nos doces. pudim de leite moça, com calda levemente queimada. hummmmm salivei! =)

  2. Mari Leal Says:

    Eita! Tu acredita que eu tb não gosto de feijão?!?!?! E tb faço pudim, mas não como, só faço. Acho que comi muito quando era pequena ai enjoei :P

    Já que tu gosta de doces a próxima receita que eu colocar vai ser pra ti :D

    ps: de fato piscianos são sonhadores! aahahhauhahau :D beijosss

  3. Pri Says:

    Já copiei e tô esperando convites para degustação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: