(meia) receitinha de domingo (na terça)

Dia de domingo sempre é um dia bom pra testar receita nova. É aquele dia que você (geralmente) não tem hora e nem regra, então sempre dá pra experimentar um pouco mais.  O domingo que passou não teve receita nova, mas o papo foi intenso em cima da culinária, muita gente almoçando, falando sobre comida e, principalmente, tentando arrancar os segredos da Chef Zenilda.  Acabamos gratinando o siri (ainda não foi dessa vez que usamos o maçarico), e aproveitei pra fazer Pirão de Queijo e ser avaliada por outros membros da família (dessa vez padrinhos, primos e o brother que vive em Brasília e sempre está ausente dos meus testes culinários). Então aproveito para postar aqui uma receita de Pirão de Queijo que sempre faço quando o almoço é banhado por comidinhas regionais (carne de sol, paçoca, macaxeira…essas coisas gostosas).

Siri Gratinado com Queijo Coalho

A primeira vez que comi Pirão de Queijo eu devia ter uns 9 anos, no restaurante Tábua de Carne em João Pessoa ou Natal. Por incrível que pareça, demorou um certo tempo até que os restaurantes regionais daqui incluíssem essa iguaria (sou uma rata, adoro queijo) no cardápio. Hoje qualquer um tem, e eu já sei fazer também.

Minha Mummys querida (a Chef Zenilda) fez algumas vezes por conta própria e sem receita a seguir, ficava bom mas faltava alguma coisa (depois descobrimos que não levávamos os ingredientes ao liquidificador antes de ir ao fogo). Até vermos no jornal (acho que foi no caderno Sabores da Folha de Pernambuco) uma receita do pirãozinho.

Não vou passar exatamente a receita aqui porque não sei onde está o jornal e não anotei no meu caderninho. Mas desde que a li, faço de cabeça e dá super certo. É fácil e o melhor é que você pode testar, cada vez  faço com um queijo diferente (coalho, mussarela, prato, parmesão, requeijão) ou até misturo mais de um. Mas os preferidos até agora são coalho e prato. Falta fazer com o queijo manteiga. (gorduroso? só um pouquinho) Ui, jesui! Nhammy!

Pirão de Queijo

* Ingredientes:

leite

queijo

farinha

sal

manteiga de garrafa

A quantidade de ingredientes vai no olho mesmo, tente colocar em porções proporcionais que dá pra fazer tranquilo. Mas prometo que depois eu passo a receita lá do jornal.

* Como fazer

Coloque o leite, o queijo e a farinha no liquidificador. Depois de batido, triturado ou sei lá o nome que tenha, leve ao fogo, e enquanto o pirão engrossa acrescente o sal e a manteiga de garrafa. Quando for servir, coloque um pouco de manteiga de garrafa por cima porque fica bonito e apetitoso.

Dica: Se quiser que o pirão fique amarelinho, utilize a farinha da Bahia que é dessa cor.

Todos aprovaram a receita, e eu fiquei feliz, contente e de bucho cheio! :D



Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “(meia) receitinha de domingo (na terça)”

  1. Pri Says:

    Ai jesui! Esse pirão é uma tentação :O Já tive o privilégio de provar (lembra, em Pontal?), muito bom pow! E com certeza já copiei a receitinha. Ah! E qd vier aqui em casa vc está incumbida de prepara-lá.

  2. Mari Leal Says:

    e olhe que aquela não estava dos melhores, porque foi o resto do leite, o resto do queijo…feito só pra provar mesmo né?! :D Farei sim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: