# Indico – Literatura

08/05/2012

Eita que isso aqui tá cheio de poeira!!!! A vida tá corrida e ando um pouco sem tempo pra postar aqui (e nem consigo mais pesquisar minhas tattos queridas que tanto vocês gostam de ver…só pra constar, nem o último #minhaestante foi pro ar. absurdo gente! absurdo! coitado do Tiago Guillen) mas como quem é vivo sempre aparece, eu estou aqui!

Tava organizando uns papéis meus e descobri umas antigas anotações que eu achava que estavam perdidas. Eram umas frases copiadas de livros que li, não de todos, mas de alguns que tinham algo a dizer. rs! E fui imediatamente colocá-las no meu caderninho de frases. Sim, eu tenho um, comecei a copiar coisas de livros/ filmes que achava interessante aos 17 anos, mas passei um bom tempo sem fazê-lo, mas há uns anos tenho retomado o hábito. Só pra homenagear e deixar registrado, foi um hábito que adquiri com uma professora de redação, Rosário Sá Barreto, devo muito à essa mulher. Com ela eu aprendi a pensar, simplesmente isso!

Eu e meu caderno. Não, não é um moleskine. Comprei só pela estampa mesmo e não por ser uma imitação de um.

Quando fui passar as frases das folhas antigas no caderno, tornei a lê-lo e revi anotações minhas de um livro maravilhoso (do qual eu já queria ter falado aqui há muito tempo) chamado Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury. Talvez muitos já tenham visto o filme, de mesmo nome, do Truffaut (eu não vi ainda, toda vez eu pego pra ver, mas nunca assisto!).

Não sou muito de ler ficção científica, mas desde que li Admirável Mundo Novo (se é que se pode resumir esse livro a um gênero), que leio livros parecidos. 1984 (George Orwell), Não verás país nenhum (Ignácio Loyola de Brandão), Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 foi escrito em 1953 e descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. Os bombeiros tem como atividade queimar os livros que são encontrados. Até que um dia, um dos bombeiros, Montag, conhece uma menina e começa a questionar sua profissão e a sociedade. E o resto… é melhor você ler! =]

Poderia falar muitas coisas sobre esse livro, mas já são 2h30 da madruga e eu não quero fazer mais spoiled do que os que já farei. Então só pra aguçar a curiosidade dá uma lidinha nesses trechos que eu coloco logo abaixo (são os que estão no meu caderninho ; )

Ah, e como pode ser ruim um livro que fala sobre livros?  E o melhor é que a única edição brasileira vendida atualmente é uma versão de bolso, ou seja, baratinha, baratinha. É muito amor! =]

‘Deve haver alguma coisa nos livros, coisas que não podemos imaginar, para levar uma mulher a ficar numa casa em chamas; tem que haver alguma coisa. Ninguém se mata a troco de nada’

‘Deixar você em paz! Tudo bem, mas como eu posso ficar em paz? Não precisamos que nos deixem em paz. Precisamos realmente ser incomodados de vez em quando. Quanto tempo faz que você não é realmente incomodada? Por alguma coisa importante, por alguma coisa real?’

‘Todos devemos ser iguais. Nem todos nasceram livres e iguais, como diz a Constituição, mas todos se fizeram iguais. Cada homem é a imagem de seu semelhante e, com isso, todos ficam contentes, pois não há nenhuma montanha que os diminu, contra a qual se avaliar. Isso mesmo! Um livro é uma arma carregada na casa vizinha. Queime-o. Descarregue a arma. Façamos uma brecha no espírito do homem. Quem sabe quem poderia ser alvo do homem lido?’

‘Você precisa entender que nossa civilização é tão vasta que não podemos permitir que nossas minorias sejam transtornadas e agitadas’

‘Será porque estamos nos divertindo tanto em casa que nos esquecemos do mundo? Será porque somos tão ricos e o resto do mundo tão pobre e simplesmente não damos a mínima para sua pobreza? Tenho ouvido rumores; o mundo está passando fome, mas nós estamos bem alimentados. Será verdade que o mundo trabalha duro enquanto nós brincamos? Será por isso que somos tão odiados?’

‘Eu não falo de coisas, senhor. Falo do sentido das coisas. Sento-me aqui e sei que estou vivo’

‘Os livros servem para nos lembrar quanto somos estúpidos e tolos. São o guarda pretoriano de César, cochichando enquanto o desfile ruge pela avenida: – Lembre-se, César, tu és mortal. A maioria de nós não pode sair correndo por aí, falar com todo mundo, conhecer todas as cidades do mundo, não temos tempo, dinheiro ou tantos amigos assim. As coisas que você está procurando, Montag, estão no mundo, mas a única possibilidade que o sujeito comum terá de ver noventa e nove por cento delas está num livro’

‘Se você esconder sua ignorância, ninguém lhe baterá e você nunca irá aprender’

‘Tudo está bem quando tudo acaba bem’

Diga aí, se não vale a leitura?! Tão antigo e tão atual. Indico!

ps: acabei de ver que esse livro tá esgotado! =O então vai na biblioteca, pede emprestado, vai em sebo, troca com alguém, mas não deixa de ler hein?! de qualquer forma daqui a pouco ele volta a ser editado, tenho certeza! ; )

# stop motion, i love u

11/01/2012

E esse post é uma mistura de ‘stop motion, i love u’ com ‘minha estante’ =] Quem me indicou foi Mateus Lima, praticamente um colaborador deste pequeno blog. Achei lindo e fofo! Mas confesso que me deu um pouco de agonia só em imaginar o processo para fazer esse vídeo. Muitos livros fora do lugar, SOCORRO! Quem já trabalhou em livraria sabe do que tô falando. Acho que eles aproveitaram o dia do inventário pra fazer esse vídeo. Só pode! Rs!

# música do dia

02/12/2011

02 de Dezembro – Dia Nacional do Samba

No dia 02 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Samba devido ao Ary Barroso e um vereador baiano. Ary Barros compôs o samba ‘Na Baixa do Sapateiro’, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. Mas convenhamos que dia de samba é todo dia né não?!

# Hanami

01/12/2011

Não tenhos filhos, acho que nunca estarei preparada pra ser mãe e nem tenho previsão e nem planejamento para isso, apesar de saber que uma hora isso vai acontecer, e não porque acho que toda mulher tem que ser mãe, de jeito nenhum, e sim porque acho que será uam coisa natural de minha parte.

Tenho convivido bastante com grávidas devido ao meu trabalho, e uma delas pretende ter um parto humanizado. Apesar de já conhecer a proposta antes de conhecê-la, é com ela que tenho aprendido mais sobre o assunto. Ontem ela me enviou um link de um documentário feito por um grupo que trabalha com isso e nada do que eu venha a falar aqui será mais completo ou interessante do que assistir à esse vídeo.

 

Mulheres, homens, médicos, assistam e reflitam sobre o assunto.

Aproveito para colocar um link do blog Escreva Lola Escreva (leitura mais que recomendada!) com uma convidada no blog falando sobre o assunto.

Reflitam!

 

# it’s time!

25/11/2011

Não tem muito o que falar, todo mundo tem direito de ser feliz e viver da maneira que escolher. It’s time. =]

# stop motion, i love u

22/11/2011

Nem falo mais do abandono desse blog…

Mais um stopmotion massa indicado por Mateus. =]

# stop motion, i love u

06/10/2011

E esse blog anda mais que parado. Mil ideias na cabeça, mil coisas a fazer, mil posts pela metade, em rascunhos, salvos em vários emails, mas o coitado tá bem abandonado. Nem vou dizer que vou retomar as atividades, mas que vou tentar vou tentar. E até vou agradecer a todos (Ana, Pat, Mateus, Tiago e outros) que sempre que vêem um stop motion lembram de mim e me sugerem cada um mais massa que o outro. E hoje é dia de stop motion! Na verdade no cronograma do blog nem é, mas vai ser! Rs!

E outra pessoa que me disse que toda vez que vê um stop motion lembra de mim foi a Eva. Pessoa linda, criativa e muito talentosa que conheci pela blogsfera, o absurdo é que moramos na mesma cidade e nem sequer um encontrinho a gente marca. Fuleragem das duas, digo logo, porque nenhuma dá o ultimato à outra. E eu ainda tô devendo um cd de música pra ela. =P

Pra quem não sabe Eva (a @evinhac) é a danada do blog As Perípecias de Eva e dona-sócia (tô errada?) da loja de produtos personalizados La Pomme. É cada coisa mais linda que a outra, a criatura tem uma criatividade que vou te contar. E a filha, Isadora, vai indo pelo mesmo caminho. Então hoje, meu #stop motion, i love u é um que Eva fez junto com Isadora, ton fofinho!!!! E ela disse que toda vez que fizer um vai lembrar de mim.

Eva, danada! Precisamos marcar esse cafezinho (e no meu cafezinho se inclui cerveja, porque não gosto de café rapaz. Oh mulé, dá uma pena!).

# stop motion, i love u

08/08/2011

Para os cabeludos, bigodudos, barbudos e carecas de plantão. Achei engraçado! Imagine o tempo que o cara levou pra fazer isso!

É hoje…

05/08/2011

...

 

7 Fotografia promove encontro em comemoração ao mês da fotografia

No próximo dia 05 de agosto (sexta-feira) os fotógrafos que estão no Recife têm um encontro marcado no #Mesa7, na Casa Mecane, às 19h30. A proposta do evento é agregar pessoas para confraternizar, trocar idéias, imagens e dialogar sobre fotografia.

O encontro é produzido pelo 7 Fotografia com o intuito de deslocar os diálogos promovidos no blog (www.setefotografia.worpress.com) para uma mesa de bar, em que todos possam se conhecer pessoalmente, compartilhar idéias, mostrar seus trabalhos e se divertir. Haverá um telão com projeção de imagens, para que os interessados mostrem suas fotos – basta levar uma mídia com os arquivos digitalizados. Para quem já participa do blog, a idéia é ampliar a colaboração; para os que ainda não conhecem o espaço, a proposta é que se aproximem. Todos os amantes da fotografia e interessados estão convidados.

O 7 Fotografia é um encontro colaborativo entre pessoas que fazem da fotografia a sua maneira de estar no mundo. É um blog de fotografia, sobre fotografia e para a fotografia, conduzido por Ana Lira, Bella Valle, Joana Pires, Maíra Gamarra, Priscilla Buhr e Val Lima. A proposta do grupo é promover um lugar de troca, de experiências estéticas, de pesquisas, inquietações, questionamentos, reflexões e diferenças.

Paralelamente ao #Mesa7, também será realizada no local a abertura da fotoinstalação Quem se lembra? Quem se esquece?, baseada no poema Velho Sobrado, de Cora Coralina. A mostra, que é fruto da oficina Fotografia e Literatura, ministrada por Bella Valle, permanece em cartaz até o dia 31 de agosto.

...

...

O que? #Mesa7

Quando? Sexta-feira, 05 de agosto, às 19h30.

Onde? Casa Mecane (Av. Visconde de Suassuna, 338, Boa Vista).

Maiores informações: (81) 8856-8988 – Bella Valle e (81) 9289-2832 – Val Lima | setefotografia@gmail.com | www.setefotografia.worpress.com

# stop motion, i love you

04/08/2011

Esse é muito lindo! Quem me indicou foi Aninha Vasconcelos. (beijos Ana, brigada!)


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.